Brasil – Bahia

A fábrica brasileira da Tronox integra o Polo Industrial de Camaçari – Bahia. Localizada no Km 20 da Estrada do Coco (BA-099), a planta industrial ocupa uma área de 837 hectares e é a única com produção integral do pigmento de titânio em toda a América Latina.

Em 2021, a fábrica completa 50 anos de operação. A primeira produção brasileira de pigmento de dióxido de titânio foi realizada em suas instalações no início de 1971. Os primeiros carregamentos estavam ensacados para ser destinados aos clientes no mês de março daquele ano – pondo fim à dependência exclusiva do mercado brasileiro por produto importado da Europa ou Estados Unidos.

A unidade utiliza o ácido sulfúrico para extrair o pigmento Dióxido de Titânio (TiO2) do mineral ilmenita, modelo de produção conhecido como processo sulfato. Para chegar ao produto final específico para cada aplicação, são realizados vários processos que envolvem tratamento de superfície e combinações de moagem e micronização. Cada fase do processo produtivo está alinhada ao Sistema de Gestão Integrada implantado na fábrica e certificado pela ISO 9001.