Notícias

O Desenvolvimento de pessoas e as adaptações dos projetos Tronox às possibilidades do mundo digital

Abril de 2021- As plataformas digitais e outras tecnologia de informação tornaram-se forte aliadas das empresas para manter suas rotinas funcionando em tempos de distanciamento social. Na Tronox, indústria produtora de pigmento de Dióxido de Titânio (TiO2) localizada na Estrada do Coco, em Camaçari, foi preciso investir tempo e recursos no desenvolvimento de soluções que permitissem a continuidade de projetos educacionais, de segurança, saúde e bem-estar no ambiente digital.

“Com a necessidade de manter o distanciamento social devido à crise sanitária, diversas áreas da empresa mobilizaram equipes internas e parceiros externos para encontrar métodos inovadores para mantermos os objetivos traçados e o cuidado com as pessoas”, explica Rodrigo Assunção, gerente de RH da Tronox no Brasil.

Como evolução desse movimento, a empresa se concentra agora na criação de normas e dicas para evitar que as pessoas usem as ferramentas digitais em excesso, visando equilibrar também a saúde mental de suas equipes. O material será lançado em abril, incluindo cartilha e orientações enviadas diretamente pela diretoria da empresa.

O uso das plataformas digitais envolve 100% dos empregados, incluindo desde as reuniões das equipes administrativas com a matriz e com as diversas plantas e escritórios da Tronox localizadas em seis continentes, chegando ao pessoal de manufatura da fábrica que, por trabalharem diretamente na produção e na manutenção dos equipamentos industriais, não têm acesso a computadores exclusivos. Para esse último grupo, as plataformas digitais estão sendo usadas principalmente durante as Palestras Diárias de Segurança (PDS), reuniões de rotina realizadas a cada início de turno para manter as equipes sempre alertas às questões de prevenção de acidente envolvendo pessoas e processos.

Com um investimento considerável em saúde, a Tronox levou para o mundo digital até mesmo o seu tradicional programa de atividades físicas “Movimente-se”, inserido no Programa Qualidade de Vida da empresa. Com isso, a rotina de treinos continuou sendo realizada com aulas on-line e conta com grupos de empregados da manufatura (Operação, Manutenção, Laboratório) e do Administrativo. O “Movimente-se” é realizado com o apoio da empresa de assessoria esportiva Absolut Run.

“Quando sugerimos a realização de encontros on-line, já no primeiro semestre de 2020, a ideia foi bem recebida. Passamos a promover encontros durante a semana em dois horários. Sabemos que exercitar o corpo traz benefícios físico e mental, então estamos contribuindo para a manutenção de um estilo de vida saudável em um momento tão difícil como o que estamos vivendo com a pandemia”, explica Angelo Gabriel, fundador da Absolut Run e funcionário da Tronox.

Mentalidade Fora da Caixa

Outro grupo de atividades que migrou para o universo digital foram os treinamentos. Quando a crise sanitária teve início, a empresa estava lançando um programa crucial para sua cultura organizacional, voltado para os mais de 7 mil empregados da Tronox no mundo. Tratava-se do Outward Mindset – Desenvolvendo e Implementando uma Mentalidade fora da Caixa, programa criado pelo Instituto Arbinger. Em poucas semanas, a empresa adaptou o programa para a plataforma Zoom, com pequeno impacto no cronograma. E mais do que isso: “O formato adaptado permitiu o envolvimento interativo dos participantes, que se mostraram bastante motivados durante as aulas. Podemos medir o resultado na mudança de comportamento que já percebemos dentro das equipes no dia a dia da empresa” explica Bertrand Carneiro, líder de Educação e Treinamento e um dos instrutores do curso.

Todo o material didático e exercícios em “sala de aula” precisaram ser adaptados para a plataforma digital pelo grupo de multiplicadores do treinamento Mentalidade Fora da Caixa. “No Brasil, reunimos algumas soluções que consideramos mais voltadas para nossa cultura e fizemos uma primeira turma piloto. Então vimos que poderíamos usar o modelo sem prejuízo à absorção do conteúdo. Esse grupo inicial nos mostrou oportunidades de melhoria e rapidamente encontramos um bom caminho a seguir. O que também facilitou nosso trabalho foi a flexibilidade do time Tronox Brasil que, como sempre, abraça os desafios e se adapta muito bem às mudanças”, explica Bertrand Carneiro.

Desenvolvimento de Técnicos em Manufatura

A adaptação mais robusta foi sem dúvida feita no Programa de Desenvolvimento de Técnicos em Manufatura, porta de entrada de profissionais da área na Tronox. O programa mantem uma turma anual com cerca de 25 pessoas, sendo 12 deles jovens profissionais recém saídos de cursos técnicos, e os demais operadores e mecânicos da empresa que passam por atualização profissional.

Os participantes passam seis meses em sala de aula, no Centro de Treinamento existente dentro da empresa, e o restante do tempo em aulas práticas realizadas na área industrial da fábrica. Em 2020 as aulas presenciais passaram a ser realizadas no formato digital e, no momento, os alunos já estão na fase prática do programa. “Com a metodologia de ensino que conseguimos desenvolver e aplicar, o que vemos agora nesta fase prática é que não houve perda de absorção do conteúdo por causa da mudança de formato para aulas on-line. Obviamente a mudança exigiu um esforço maior de todos, tanto os que preparam e proferem as aulas, quanto dos alunos. O importante é que o esforço e o aproveitamento de cada aluno seguem o mesmo nível de excelência”, comemora Bertrand Carneiro.

Curso de Radioproteção

Em alguns casos, a migração do modelo presencial para o digital já estava planejada dentro dos programas de inovação da empresa, mas certamente o ano de 2020 serviu como um importante laboratório. É o caso, por exemplo, do Curso Básico de Proteção Radiológica, que vinha sendo construído em parceria com o SENAI-Cetind deste 2019. “O curso EAD, desenvolvido de forma customizada para atender nossas necessidades específicas, nos trouxe uma experiência muito positiva para um treinamento que deve se repetir obrigatoriamente a cada ano”, afirma Geiza Oliveira, Líder de Meio Ambiente e integrante da Comissão de Radioproteção da fábrica baiana.

Antonio Luis Costa, Líder de Controle e Melhoria de Processo e também integrante da comissão, explica que o modelo traz inovação e maior flexibilidade, além de otimizar o tempo dos líderes certificados pela CNEN – Comissão Nacional de Energia Nuclear para atuarem como monitores, e dos 70 empregados que precisam fazer o curso.

“Se compararmos com o antigo método, esse projeto da Tronox teve um crescimento exponencial em 2020. A empresa nos proporciona isso: estímulo da inteligência e qualificação dos processos para o bem de todos. Se estivéssemos presos às formas tradicionais de capacitar, teríamos um gap por causa da pandemia, visto que não seria possível reunir tantas pessoas em um espaço físico para promover treinamento. Fizemos um intercâmbio com o SENAI-Cetind que deu muito certo. Nós entramos com o conteúdo e eles trouxeram os novos recursos e a arte de ensinar. O desfecho é um método reformulado, com um curso que pode ser feito em até 12 horas, respeitando a dinâmica e o processo de aprendizagem de cada um”, relata Antonio Luis.

Gamificação

O ano de 2020 impulsionou a inovação tecnológica até mesmo de projetos que haviam acabado de passar por inovação. É o caso da atualização anual do treinamento de Normas Críticas à Vida, que até 2018 exigia que todos os empregados da empresa passassem um longo tempo em sala de aula, numa carca horária que chegava a oito horas no caso do pessoal da Manufatura. A primeira grande mudança ocorreu em 2019, quando o programa de atualização foi gamificado, dando origem ao Game NCV – jogo que mede o grau de conhecimento dos empregados e contratados sobre as normas e procedimentos de segurança e que é disputado de forma animada.

Para o jogo, as pessoas são estimuladas a estudar as NCVs. É colocado à disposição de todos um site específico, onde se encontram as normas, simulados para que os participantes testem seus conhecimentos e notícias sobre cada uma das partidas do jogo.

A segunda mudança foi realizada em 2020. “Por causa da pandemia do Novo Coronavirus, as partidas deixaram de ser feitas no auditório da fábrica, migrando para o ambiente digital, através do Zoom. Iniciamos os trabalhos no mês de novembro, com atividades que vão até abril deste ano. A cada mês, o participante que obtiver o melhor desempenho é reconhecido pela empresa com um prêmio. Além disso, os jogos ajudam a exercitar o raciocínio lógico, aprimorar a capacidade de absorção do conteúdo e trocar ideias sobre diversos temas com outras pessoas”, relata Renata Araújo, Analista Sênior de Recursos Humanos.