Localização


Com sede nos Estados Unidos, a Tronox Pigmentos do Brasil SA conta com dez fábricas de TiO2, sendo duas nos Estados Unidos, uma na Inglaterra, uma na França, uma na Arábia Saudita, uma na China, uma na Holanda, duas na Austrália e uma no Brasil.

localização

localização

Fábrica na Bahia

A fábrica brasileira da Tronox está localizada no Km 20 da Estrada do Coco (BA 099), Camaçari, próximo à localidade de Arembepe. Ocupa uma área de 837 hectares e é a única fábrica com produção integral do pigmento em toda a América Latina. Produz pigmento de Dióxido de Titânio pelo processo Sulfato, no qual utiliza ácido sulfúrico para extrair o TiO2 do mineral de titânio (ilmenita). O pigmento bruto é então transformado em produto final com características de performance específicas para cada aplicação. Essa transformação é feita através de um processo que envolve tratamento de superfície com vários produtos químicos e combinações de moagem e micronização. O sistema de qualidade da fábrica é certificado pela ISO 9001.

Mina da Paraíba

A mina da Tronox na Paraíba (mina do Guajú) é responsável pela extração do minério de Titânio (ilmenita) do grupo Tronox no Brasil.

A mina está localizada no Nordeste brasileiro, no município de Mataraca, na Paraíba, a cerca de 1.100 km da planta da Bahia – que é responsável pela transformação do minério em pigmento de TiO2.

Ocupa uma área de 1.050 hectares e consiste em um complexo de planta flutuante, draga e quatro plantas fixas que produz, além da ilmenita, a zirconita, usada para produção de cerâmicas e refratários, o rutilo, aplicado em eletrodos de solda e ligas metálicas, e a cianita, matéria-prima para refratários.

Tem os seus sistemas de gestão certificados pelas normas ISO 9001:2008 (práticas de Qualidade), ISO 14001:2004 (práticas de Meio Ambiente), OHSAS 18001:2007 (práticas de Saúde e Segurança do Trabalho) e NBR16001:2012 (práticas de Responsabilidade Social).

O programa de recuperação do meio ambiente desenvolvido pela mina do Guajú é reconhecido nacionalmente, inclusive pelo Ibama, que o considera modelo para recomposição de dunas. Nesse trabalho, a Tronox devolve as características ambientais, recompondo a fauna e flora locais. Do total de mudas nativas replantadas nas áreas mineradas, 80% são produzidos pela comunidade local, num programa onde a empresa qualifica, fornece os insumos e compra as mudas, gerando renda para a população rural circunvizinha.

Comercial São Paulo

O escritório comercial da Tronox no Brasil é responsável pela venda do TiO2 produzido na Bahia e de diversas outras fábricas da Tronox no mundo. Atende aos clientes do Brasil, México, e aos clientes dos demais países na América do Sul, Caribe e América Central.

Além da equipe de vendas, o escritório abriga a coordenação das áreas de tesouraria, logística, contas a receber, marketing e assistência técnica.

Assistência Técnica: Importante elo entre o Cliente e a Empresa

Estar sempre perto do Cliente para ouvi-lo; antecipar suas necessidades; municiar a área de Qualidade e Produção com dados que ajudem a melhorar cada vez mais a qualidade e principalmente agregar valor aos nossos produtos através da oferta diferenciada de serviços. Essas são algumas das atribuições da área de Customer Service. A área é considerada estratégica por representar importante elo entre o cliente e os diversos setores da empresa.

Os laboratórios de Assistência Técnica da Tronox estão instalados em Stalinbrough, na Inglaterra, em Bunbury, na Austrália e em Yanbu, na Arábia Saudita. O setor é responsável também por apoiar a inteligência competitiva da empresa ao coletar no ambiente externo informações que apontem, por exemplo, as novas tendências de mercado, além de representar a empresa junto a entidades associativas, feiras, congressos, workshops, entre outros.

Trajetória no Brasil

Clique aqui para acessar a linha do tempo e conhecer a história da Tronox no Brasil.

Copyright © 2019 Tronox | Todos os direitos reservados

Powered by